Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Pintura de olhos - Parte V

Passo 4 – Acabamento

Agora é hora de fazermos o acabamento do olhos de nossa figura. Se você conseguiu seguir todos os passos explicados até aqui sem borrar nada, meus parabéns, você já é fera e seu futuro nas figuras já é uma realidade. Porém como não é bem assim que a banda costuma tocar é quase certo que você, assim como eu sempre tenho que fazer, terá que executar o acabamento a seguir. O procedimento é simples, se você seguiu tudo direitinho até aqui, não terá problema algum em fazer isso.

Apanhe um pouco da tinta cor de pele que será usada para pintar o rosto, e vá pintando por cima dos excessos que ficaram depois que você pintou a íris e fez o delineamento da pálpebra, lembrando sempre de acertar a diluição da tinta para não aplicar uma camada muito grossa, que acabará parecendo mais uma “inflamação das pálpebras” do que um delineamento; ou presenciar desesperado, a tinta diluída demais escorrer lépida e faceira para dentro dos olhos da sua figura, borrando seu esforçado e demorado trabalho.

Se assim você quiser, e eu recomendo, poderá diluir um pouco de verniz vitral em águarraz e aplicar suavemente em toda a região do olho, para dar brilho e proporcionar um aspecto mais “molhado”. Procure fazer isso em somente uma passada de pincel. Evite passá-lo várias vezes sobre o mesmo local, pois existe o risco real de arrancar a tinta de baixo.


CONCLUSÃO

Como você pode ter percebido, pintar olhos de figuras não é nada de assustador e nada que desestimule alguém a ingressar nesse fascinante segmento do modelismo. Basta utilizar os materiais e as técnicas certas e de forma também correta. O resto é persistência.

Cuidado, capricho e diligência também são indispensáveis para a obtenção de bons resultados. Não seja afobado. Não exite em botar a cabeça da figura na água com sabão em pó para tirar toda a tinta daquela malfadada tentativa. Lembre-se que cada vez que você tenta, está adquirindo mais e mais experiência, e só assim é possível se chegar onde quer.

Posto isso, agora é hora de arregaçar as mangas e partir para o trabalho. Não adianta adquirir dezenas, centenas de publicações e artigos e perguntar de tudo para todo mundo, se a prática fica restrita somente aos autores dessas explicações. Nesses casos, as revistas e os livros servirão somente para calçar mesas e cadeiras.

Abaixo, alguns closes do rosto de um trabalho em andamento, de minha, mostrando o resultado da técnica utilizada. Reparem o brilho da tinta à óleo em toda a superfície pintada e as graduações de sombra e luzes proporcionadas pela técnica do “blend”. As partes onde são pele, ficarão com um acabamento acetinado ao final, e as partes reproduzindo tecido receberão uma aplicação de verniz fosco. Repare também a jugular (tira do capacete) ainda por pintar.

Portanto, é isso aí pessoal. Muito obrigado pela atenção, e estarei pronto para esclarecer qualquer dúvida que por ventura surgir durante o desenvolvimento do trabalho. Caso necessário, envie email para: leonardohack@ig.com.br; ou melhor ainda: deixe a sua pergunta na área dos comentários com seu email que brevemente lhes responderei.

Abraços a todos

Leonardo Hack





















Nenhum comentário: