Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Pintura de olhos- Parte IV

Passo 2 – Pintando íris e pupilas

Passaremos agora para a pintura das íris e das pupilas. A tinta de fundo já está bem seca, e chegou a hora de passarmos para a próxima etapa. Para a pintura das íris, utilizaremos qualquer tipo de tom de marrom, verde ou azul que não crie um efeito artificial demais. Essa escolha depende muito da sensibilidade de cada um, mas o modelista irá descobrindo as melhores cores com o decorrer do tempo.

Evite usar preto, pois essa cor é muito forte e não passa a idéia de naturalidade. Inclusive, não recomendo sua utilização também para cabelo, sombrancelhas, etc. mas se quiser usar tal cor, “quebre-a” misturando um pouco de azul escuro ou cinza, também escuro.

Pintamos a íris mergulando a ponta do pincel na tinta o suficiente para fazer um pequeno circulo dentro da área previamente pintada. O correto é pintar o círculo, e não pingar a tinta. Lembre-se em não exagerar na quantidade de tinta. O correto é pintar a íris e não depositar uma “bola” de tinta no, local.


É até preferível que a pintura da íris “escape” um pouco para fora da área dos olhos. Não se preocupe em pintar exatamente nos limites dos olhos, isso será retocado mais adiante, porém também não vá fazer um borrão imenso para fora. Lembre-se mais uma vez que a quantidade de tinta empregada na figura irá determinar a suavidade e o realismo dos detalhes. Não há nada pior do que uma figura cheia de marcas em razão do excesso de tinta aplicada. Após isso, deixe secar bem. (lembre-se do secador de cabelos).

Para a pupila, aplica-se um ponto de preto previamente misturado em cinza ou azul escuro, conforme falado anteriormente. Sempre controlando a quantidade de tinta e sua diluição e deixando secar bem.


Passo 3 – Delineando as pálpebras

Terminada mais essa etapa, partiremos para o delineamento das pálpebras. Veja a imagem abaixo. Você não repara onde estão as setas vermelhas, um certo delineamento bem tênue, que faz contraste entre os olhos e o resto do rosto?


É exatamente esse delineamento que faremos agora. Utilizando um tom de marrom nem muito escuro, nem muito claro, o mesclaremos com tinta cor de pele, de forma que a tonalidade não destoe muito do resto da pele do rosto e não fique um tracejado muito forte, e iremos delineando suavemente toda a linha que envolve os olhos.


Não se importe se o tracejado também sair um pouco para a pele, o importante aí é não deixa-lo passar para o branco do olho logo abaixo e nem fazer uma linha grosseira demais. Atente sempre para isso, e caso os primeiros resultados não saiam conforme o esperado, não desanime, pois somente a prática constante, a paciência búdica e o gasto de litros e litros de água e caixas de sabão em pó para tirar a tinta da pintura mal sucedida forjam o bom modelista de figuras!!!
Ou você pensava que os “tops” do modelismo de figuras já nasceram pintando olhos de figuras e tatuagens em celtas????

Nenhum comentário: