Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Pintura de olhos- Parte II

II - PINCÉIS E TINTAS

É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que os melhores pincéis para se pintar olhos são os mais finos que existem, como os 000 (3 zeros) e até mesmo 00000 (5 zeros), por exemplo. Não entendo assim. A meu ver, o que importa é a ponta do pincel e não a espessura das cerdas. Pincéis como os de nº 1, 2 ou até mais grossos também são muito bons. Basta que a ponta esteja bem fina e não se encontre esgarçada. Logicamente, que o modelista não vai comprar um pincel de nº 8 por exemplo. Mais do que ter como comprar o material, é preciso bom senso na hora de adquiri-lo.

Porém não quero dizer com isso que os referidos pincéis finíssimos não sirvam para a execução do trabalho. É que esses tipos não costumam ser baratos e não retém muita tinta em suas cerdas, o que pode dificultar sobremaneira a execução de um traço contínuo e mais prolongado, ainda mais para os modelistas iniciantes. Todavia, o critério para a escolha fica por conta do modelista.

Que tipos de tintas e figuras devo escolher ?

No que se refere ao tipo de tinta, não há nenhuma recomendação que indique preferência entre esmalte, acrílica, óleo ou até mesmo automotiva. A única ressalva que faço, é quanto às tintas à óleo, pois como os olhos são as primeiras coisas a serem pintadas no rosto da figura, que posteriormente passará por “blends”, com esse tipo de tinta pode ocorrer de a cor dos olhos acabar por mesclar-se com as cores usadas na pele, o que certamente arruinará o seu trabalho, ao passo que se os olhos forem pintados com acrílica ou esmalte, resistirão sem problemas à uma providencial limpeza com águarraz, caso necessário. No que diz respeito da escolha entre material importado ou nacional, obviamente, o importado é de qualidade superior. Se você puder comprar todas as tintas, pincéis e vernizes importados, melhor, mas se não, como é o meu caso, procure mesclar as procedências. Existem materiais nacionais que podem suprir perfeitamente suas necessidades.

Grande parte do sucesso para se obter olhos bem pintados deve-se à qualidade da escultura da figura. Pintar olhos mal esculpidos ou com falhas de injeção certamente acarretarão em resultados insatisfatórios. Seja exigente, analise bem o rosto da figura que você pensa em adquirir. Vale a pena, pois trabalho para trazer prazer em sua execução e proporcionar bons resultados passa diretamente pela qualidade da peça escolhida.

Outro detalhe importante é a expressão da figura. Esculturas de Olhos não muito fechados e nem muito arregalados são excelentes para treinar e obter bons resultados. Porém logicamente, nem toda expressão facial denota descanso e serenidade. Muitas vezes escolheremos pintar figuras com expressões de medo, exaltação ou raiva, o que certamente nos levará a escolher figuras com olhos entreabertos, cerrados ou arregalados, mais difíceis de pintar, portanto. Não se intimide e deixe de fazer o que você quer por causa disso.

Nenhum comentário: