Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de junho de 2008

Pintura de rostos e uniformes usando tintas a óleo

Clique nas imagens para ampliá-las em outra janela. Ao terminar, não feche-a. Retorne pela própria janela.







quarta-feira, 18 de junho de 2008

Pintura de olhos - Parte V

Passo 4 – Acabamento

Agora é hora de fazermos o acabamento do olhos de nossa figura. Se você conseguiu seguir todos os passos explicados até aqui sem borrar nada, meus parabéns, você já é fera e seu futuro nas figuras já é uma realidade. Porém como não é bem assim que a banda costuma tocar é quase certo que você, assim como eu sempre tenho que fazer, terá que executar o acabamento a seguir. O procedimento é simples, se você seguiu tudo direitinho até aqui, não terá problema algum em fazer isso.

Apanhe um pouco da tinta cor de pele que será usada para pintar o rosto, e vá pintando por cima dos excessos que ficaram depois que você pintou a íris e fez o delineamento da pálpebra, lembrando sempre de acertar a diluição da tinta para não aplicar uma camada muito grossa, que acabará parecendo mais uma “inflamação das pálpebras” do que um delineamento; ou presenciar desesperado, a tinta diluída demais escorrer lépida e faceira para dentro dos olhos da sua figura, borrando seu esforçado e demorado trabalho.

Se assim você quiser, e eu recomendo, poderá diluir um pouco de verniz vitral em águarraz e aplicar suavemente em toda a região do olho, para dar brilho e proporcionar um aspecto mais “molhado”. Procure fazer isso em somente uma passada de pincel. Evite passá-lo várias vezes sobre o mesmo local, pois existe o risco real de arrancar a tinta de baixo.


CONCLUSÃO

Como você pode ter percebido, pintar olhos de figuras não é nada de assustador e nada que desestimule alguém a ingressar nesse fascinante segmento do modelismo. Basta utilizar os materiais e as técnicas certas e de forma também correta. O resto é persistência.

Cuidado, capricho e diligência também são indispensáveis para a obtenção de bons resultados. Não seja afobado. Não exite em botar a cabeça da figura na água com sabão em pó para tirar toda a tinta daquela malfadada tentativa. Lembre-se que cada vez que você tenta, está adquirindo mais e mais experiência, e só assim é possível se chegar onde quer.

Posto isso, agora é hora de arregaçar as mangas e partir para o trabalho. Não adianta adquirir dezenas, centenas de publicações e artigos e perguntar de tudo para todo mundo, se a prática fica restrita somente aos autores dessas explicações. Nesses casos, as revistas e os livros servirão somente para calçar mesas e cadeiras.

Abaixo, alguns closes do rosto de um trabalho em andamento, de minha, mostrando o resultado da técnica utilizada. Reparem o brilho da tinta à óleo em toda a superfície pintada e as graduações de sombra e luzes proporcionadas pela técnica do “blend”. As partes onde são pele, ficarão com um acabamento acetinado ao final, e as partes reproduzindo tecido receberão uma aplicação de verniz fosco. Repare também a jugular (tira do capacete) ainda por pintar.

Portanto, é isso aí pessoal. Muito obrigado pela atenção, e estarei pronto para esclarecer qualquer dúvida que por ventura surgir durante o desenvolvimento do trabalho. Caso necessário, envie email para: leonardohack@ig.com.br; ou melhor ainda: deixe a sua pergunta na área dos comentários com seu email que brevemente lhes responderei.

Abraços a todos

Leonardo Hack





















Pintura de olhos- Parte IV

Passo 2 – Pintando íris e pupilas

Passaremos agora para a pintura das íris e das pupilas. A tinta de fundo já está bem seca, e chegou a hora de passarmos para a próxima etapa. Para a pintura das íris, utilizaremos qualquer tipo de tom de marrom, verde ou azul que não crie um efeito artificial demais. Essa escolha depende muito da sensibilidade de cada um, mas o modelista irá descobrindo as melhores cores com o decorrer do tempo.

Evite usar preto, pois essa cor é muito forte e não passa a idéia de naturalidade. Inclusive, não recomendo sua utilização também para cabelo, sombrancelhas, etc. mas se quiser usar tal cor, “quebre-a” misturando um pouco de azul escuro ou cinza, também escuro.

Pintamos a íris mergulando a ponta do pincel na tinta o suficiente para fazer um pequeno circulo dentro da área previamente pintada. O correto é pintar o círculo, e não pingar a tinta. Lembre-se em não exagerar na quantidade de tinta. O correto é pintar a íris e não depositar uma “bola” de tinta no, local.


É até preferível que a pintura da íris “escape” um pouco para fora da área dos olhos. Não se preocupe em pintar exatamente nos limites dos olhos, isso será retocado mais adiante, porém também não vá fazer um borrão imenso para fora. Lembre-se mais uma vez que a quantidade de tinta empregada na figura irá determinar a suavidade e o realismo dos detalhes. Não há nada pior do que uma figura cheia de marcas em razão do excesso de tinta aplicada. Após isso, deixe secar bem. (lembre-se do secador de cabelos).

Para a pupila, aplica-se um ponto de preto previamente misturado em cinza ou azul escuro, conforme falado anteriormente. Sempre controlando a quantidade de tinta e sua diluição e deixando secar bem.


Passo 3 – Delineando as pálpebras

Terminada mais essa etapa, partiremos para o delineamento das pálpebras. Veja a imagem abaixo. Você não repara onde estão as setas vermelhas, um certo delineamento bem tênue, que faz contraste entre os olhos e o resto do rosto?


É exatamente esse delineamento que faremos agora. Utilizando um tom de marrom nem muito escuro, nem muito claro, o mesclaremos com tinta cor de pele, de forma que a tonalidade não destoe muito do resto da pele do rosto e não fique um tracejado muito forte, e iremos delineando suavemente toda a linha que envolve os olhos.


Não se importe se o tracejado também sair um pouco para a pele, o importante aí é não deixa-lo passar para o branco do olho logo abaixo e nem fazer uma linha grosseira demais. Atente sempre para isso, e caso os primeiros resultados não saiam conforme o esperado, não desanime, pois somente a prática constante, a paciência búdica e o gasto de litros e litros de água e caixas de sabão em pó para tirar a tinta da pintura mal sucedida forjam o bom modelista de figuras!!!
Ou você pensava que os “tops” do modelismo de figuras já nasceram pintando olhos de figuras e tatuagens em celtas????

Pintura de olhos- Parte III

III - A PINTURA

Partiremos para a prática. Utilizaremos como modelo para nosso trabalho, um desenho de um rosto digitalizado.


Imagine aqui, o rosto de uma figura 1/35 ou maior em resina, plástico ou metal. Não importa o material, a técnica é a mesma.

Passo 1 – Fundo dos olhos

O primeiro passo é pintar o fundo dos olhos. Para a pintura, utilize para as cores branco, pele e cinza claro. Sendo que a cor de pele e o cinza servem somente para atenuar a luminosidade do branco, pois entendo que pintar o fundo dos olhos somente com branco, resulta em um acabamento muito artificial. Lembre-se que nos olhos existem vasos sanguíneos e outras substâncias que acabam por alterar um pouco o branco aparente.

Não existe uma proporção exata para a mistura das cores. O que recomendo é que a cor de pele e o cinza claro (o mais claro que puder), somente servirão para “quebrar’ o branco. Porém, para os que gostam de medidas exatas, posso sugerir uma mistura de 90% de branco, 6% de cor de pele e 4% de cinza claro, por exemplo.
Inicie o trabalho pintando a área restrita aos olhos com a tinta branca previamente mesclada com cor de pele e cinza claro. Seja caprichoso, procure não sair muito da área delimitada, pois isso pode fazer diferença no resultado final. Tenha sempre em mente que os olhos são a ”alma“ da figura e sua pintura é de extrema delicadeza. Portanto, o sucesso e ou fracasso dessa empreitada dependem muito mais da constante observância da diligência e paciência do que habilidade manual.


Aplique tinta o suficiente apenas para cobrir a superfície. O excesso fará que a camada fique muito grossa, o que não dará um efeito final agradável. Lembre-se sempre também que por cima dessa camada, irão pelo menos mais umas duas outras camadas de tinta e uma de verniz vitral, conforme veremos adiante. Evite também passar o pincel várias vezes pelo mesmo lugar, pois isso marcará a pintura, deixará riscos aparentes.

A diluição da tinta também é de extrema importância. Ela tem que se espalhar uniformemente e cobrir com eficiência toda a superfície. Caso você sinta que a tinta “gruda” no pincel e se espalha com dificuldade ou ainda, derrama-se fugindo ao controle e penetra nas reentrâncias sem contudo cobrir a superfície desejada, acerte a diluição, pois a tinta está grossa ou fina demais. Feito isso, espere a tinta secar bem.

Pintura de olhos- Parte II

II - PINCÉIS E TINTAS

É muito comum ouvirmos as pessoas dizerem que os melhores pincéis para se pintar olhos são os mais finos que existem, como os 000 (3 zeros) e até mesmo 00000 (5 zeros), por exemplo. Não entendo assim. A meu ver, o que importa é a ponta do pincel e não a espessura das cerdas. Pincéis como os de nº 1, 2 ou até mais grossos também são muito bons. Basta que a ponta esteja bem fina e não se encontre esgarçada. Logicamente, que o modelista não vai comprar um pincel de nº 8 por exemplo. Mais do que ter como comprar o material, é preciso bom senso na hora de adquiri-lo.

Porém não quero dizer com isso que os referidos pincéis finíssimos não sirvam para a execução do trabalho. É que esses tipos não costumam ser baratos e não retém muita tinta em suas cerdas, o que pode dificultar sobremaneira a execução de um traço contínuo e mais prolongado, ainda mais para os modelistas iniciantes. Todavia, o critério para a escolha fica por conta do modelista.

Que tipos de tintas e figuras devo escolher ?

No que se refere ao tipo de tinta, não há nenhuma recomendação que indique preferência entre esmalte, acrílica, óleo ou até mesmo automotiva. A única ressalva que faço, é quanto às tintas à óleo, pois como os olhos são as primeiras coisas a serem pintadas no rosto da figura, que posteriormente passará por “blends”, com esse tipo de tinta pode ocorrer de a cor dos olhos acabar por mesclar-se com as cores usadas na pele, o que certamente arruinará o seu trabalho, ao passo que se os olhos forem pintados com acrílica ou esmalte, resistirão sem problemas à uma providencial limpeza com águarraz, caso necessário. No que diz respeito da escolha entre material importado ou nacional, obviamente, o importado é de qualidade superior. Se você puder comprar todas as tintas, pincéis e vernizes importados, melhor, mas se não, como é o meu caso, procure mesclar as procedências. Existem materiais nacionais que podem suprir perfeitamente suas necessidades.

Grande parte do sucesso para se obter olhos bem pintados deve-se à qualidade da escultura da figura. Pintar olhos mal esculpidos ou com falhas de injeção certamente acarretarão em resultados insatisfatórios. Seja exigente, analise bem o rosto da figura que você pensa em adquirir. Vale a pena, pois trabalho para trazer prazer em sua execução e proporcionar bons resultados passa diretamente pela qualidade da peça escolhida.

Outro detalhe importante é a expressão da figura. Esculturas de Olhos não muito fechados e nem muito arregalados são excelentes para treinar e obter bons resultados. Porém logicamente, nem toda expressão facial denota descanso e serenidade. Muitas vezes escolheremos pintar figuras com expressões de medo, exaltação ou raiva, o que certamente nos levará a escolher figuras com olhos entreabertos, cerrados ou arregalados, mais difíceis de pintar, portanto. Não se intimide e deixe de fazer o que você quer por causa disso.

Pintura de olhos- Parte I

Trata-se de um artigo que eu fiz há mais de um ano atrás e postei no forum http://www.webkits.com.br/ ; e que eu trago para este espaço para compartilhar com todos.

I - INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo ajudar e estimular os modelistas iniciantes na arte de montagem e pintura de figuras, e acrescentar subsídios ao conhecimento dos modelistas mais experientes. Nos mais de quinze anos de pintura de figuras que tenho, já pude perceber inúmeras vezes que é notório que muita gente se desestimula das figuras ou até mesmo sequer arrisca a desenvolver-se nesse fascinante segmento do modelismo, por puro e infundado medo de fracassar ao pintar os olhos de suas figuras ou desistir por que nunca “acerta a mão”.

A pintura de olhos é assustadora inclusive para muitos bons modelistas e pensando nisso, resolvi desenvolver esse artigo. Ele poderá não resolver o problema de ninguém, mas pelo menos ajudará desmistificar esse terror infundado em relação à essa técnica, e a estimular muita gente a pintar suas figuras sem sustos.

Por fim, não tenho a mínima pretensão em querer esgotar o assunto, pois o que não falta são técnicas diferentes para se desenvolver o mesmo trabalho. Porém a técnica apresentada aqui é a que eu utilizo em minhas figuras e que a meu ver, vem logrando bons resultados.



O que são A.P.R.J e IPMS-RIO?

Sou membro de uma Associação de plastimodelismo denominada "Associação de Plastimodelismo do Rio de Janeiro", também conhecida como IPMS-RIO pelas razões abaixo.

Conforme o site da Associação, http://www.aprj.com.br, "A APRJ é uma associação que congrega modelistas do estado do Rio de Janeiro em torno desse maravilhoso hobby, e é a seção Rio de Janeiro do IPMS - BRASIL, filiado ao International Plastic Modelers Society (UK) - portanto, somos também, com orgulho, conhecidos como IPMS - Rio de Janeiro.

Nossa intenção é promover o encontro e troca de informações entre nossos associados, bem como promover anualmente um salão de modelismo de qualidade, para que todos os modelistas, associados ou não, e de qualquer lugar do país, possam exibir seus trabalhos e se confraternizar.



Ninguém é obrigado a se filiar ou permanecer filiado a qualquer tipo de entidade, mas entendo que uma associação ou grupo são as melhores formas de se divulgar o hobby, pois através contribuições de seus membros, a entidade poderá promover atividades que nenhuma pessoa física sozinha poderia fazer, e além disso, dá a oportunidade dos iniciantes e aos que estão pensando em iniciar, encontrar nas reuniões mensais as respostas para suas dúvidas, e acima de tudo, fazer amigos!!!

Enfim, na minha opinião, todos os modelistas deveriam se unir em torno de um objetivo comum, e uma associação é a maneira mais eficaz de se alcançar esse objetivo. Fundar uma associação no RJ sempre foi uma das minhas vontades e a de todos os que estão juntos nessa empreitada pelo modelismo fluminense.

Acesse o site http://www.aprj.com.br/, veja que atividades realizamos, os trabalhos dos associados e....associe-se. Venha fazer parte da galera!!!



Mensagem de boas vindas

Olá, meu nome é Leonardo Hack, sou plastimodelista desde 1993, e meus segmentos preferenciais são os de figuras e militaria alemãs.

Criei esse blog para poder compartilhar com todos as minhas experiências mal ou bem sucedidas no hobby, através de comentários das montagens e pinturas dos modelos da vez, dos últimos lançamentos que mais me chamaram a atenção, cobertura dos eventos que participo, meus últimos trabalhos, etc. Além disso, postarei os artigos que desenvolví ao longo desse tempo para que os modelistas iniciantes tenham bastante referências, e para que os veteranos possam compartilhar suas experiências e enriquecer ainda mais as nossas técnicas "plastimodelísticas", pois é melhor um pequeno conhecimento compartilhado, do que um grande segredo guardado a sete chaves.

Bom, no mais é isso. Sejam bem vindos, e espero que todos possam curtir bastante esse espaço, e não se acanhem em postar seus comentários, elogiosos ou não, mas por favor, sempre mantendo o bom nível que este espaço merece.

Abraços a todos.